SÉRIE A: CHAPE 1X4 BOTAFOGO

Jogo pela 12ª rodada foi disputado na Arena Condá A Chapecoense perdeu para o Botafogo, pela 12ª rodada da Série A, na noite deste sábado (18), na Arena Condá. Foi a 5ª derrota da Chape na competição. O Verdão, em 11 jogos, só venceu na estreia. A equipe tem uma partida em atraso, contra o Bahia, pela rodada 4, ainda sem data confirmada pela CBF. A Chapecoense permanece com 8 pontos e na 19ª posição. O Botafogo foi aos 16 pontos e agora ocupa a 7ª posição. Na terça-feira (21), feriado de Tiradentes, as duas equipes voltam a se enfrentar, desta vez pela rodada de ida da Copa do Brasil e no Rio de Janeiro. Será às 17h. CHAPECOENSE 1×4 BOTAFOGO (12ª rodada da Série A) Chapecoense: 1)Rafael Santos 33)Bruno Leonardo 3)Eduardo Doma 26)Everton (Marcos Vinícius) 91)Bruno Pacheco 22)Higor Meritão 5)João Vitor (Jean Carlos) 19)David (Vinícius Balieiro) 7)Marcinho 77)Ítalo (Kevin Ramírez) 11)Bolasie (Garcez) Técnico – Fábio Matias Botafogo: 22)Neto 2)Vitinho 5)Ferraresi 20)Alexander Barboza 13)Alex Telles 88)Edenilson (Barrera) 6)Medina (Allan) 8)Danilo 11)Matheus Martins 7)Júnior Santos (Joaquín Correa) 19)Arthur Cabral (Kadir) Técnico – Franclim Carvalho Arbitragem: Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Daniel Luis Marques e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa – Trio de SP / Quarto árbitro – Bruno Pereira Vasconcelos (BA) / Inspetor – Márcio Eustáquio Sousa Santiago (MG) / Assessor – Vidal Cordeiro Lopes (BA) / VAR – Daniel Nobre Bins (RS) / AVAR – Herman Brumel Vani (SP) / AVAR2 – Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO) / Observador de VAR – Roberto Perassi (SP) / Quality manager – Walter de Lima Coelho Junior (SP) Cartões amarelos: Data: 18/04/2026 (Sábado) Horário: 18h30 Estádio: Arena Condá, em Chapecó/SC Público: 10.184 torcedores Renda: R$ 447.500 Fotos: Mateus Frozza / Rádio Chapecó
GESTO DE SOLIDARIEDADE: ALUNOS DA GUARDA MUNICIPAL DOAM SANGUE E INSPIRAM

Iniciativa solidária no Hemosc reforça compromisso com a vida e inspira a comunidade a participar de uma corrente do bem Durante ação marcada por solidariedade, empatia e espírito de serviço público, alunos da 5ª turma do Curso de Formação da Guarda Municipal de Chapecó realizaram, na tarde deste sábado (18), uma expressiva campanha de doação de sangue no Hemosc de Chapecó. Ao todo, 44 alunos participaram da mobilização no Hemosc de Chapecó, reforçando o papel social da futura corporação e contribuindo diretamente para o abastecimento de sangue que atende pacientes de toda a região Oeste catarinense. Fotos: Darci Debona O comandante da Guarda Municipal, Luiz Antônio Stobe, destacou o alcance da ação, que vai além da formação profissional. “Essa é mais uma ação solidária da Guarda Municipal de Chapecó, que tem como função primordial a segurança, mas também atender o cidadão e colaborar com a sociedade chapecoense. Nesta turma temos tanto doadores experientes quanto alunos que estão doando pela primeira vez”, afirmou. A mobilização também emocionou os participantes. Para o aluno Manoel Rodrigues, a experiência foi marcante. “É muito gratificante poder ajudar alguém que precisa. Isso também faz parte do nosso compromisso como futuros guardas municipais”, disse. Já a aluna Aline Wosnick, doadora frequente, reforçou a importância da iniciativa e do engajamento coletivo. “Doar sangue é um ato de amor ao próximo. Chapecó ganha muito com esse tipo de ação”, destacou. A ação integra o processo de formação da turma, que tem conclusão prevista para o dia 12 de junho, e reforça valores como cidadania, empatia e responsabilidade social. A responsável pela captação de doadores do Hemosc, Onira Maroli, agradeceu a iniciativa e reforçou o alerta sobre a importância da doação contínua. O Hemosc de Chapecó atende 81 municípios e depende diretamente da participação da população para manter os estoques em níveis seguros. ENGAJE, COMPARTILHE E INSPIRE!A doação de sangue salva vidas todos os dias. Compartilhe essa ideia, marque amigos e incentive mais pessoas a fazerem parte dessa corrente do bem. DOE SANGUE. DOE VIDA.#DoaçãoDeSangue #GuardaMunicipal #Chapecó #Solidariedade #HEMOSC #DoeVida #AçãoSocial #Cidadania #SalveVidas
CESTO BÁSICO REGISTRA ALTA EM ABRIL

Levantamento aponta aumento de 3% e indica piora no poder de compra da população O custo do cesto básico em Chapecó voltou a subir em abril de 2026, registrando aumento de 3,0% em relação ao mês anterior. Com isso, o valor necessário para adquirir o conjunto de produtos passou de R$2.641,28 em março para R$2.720,39, uma elevação de R$79,11 no período. Entre os principais responsáveis pela alta estão os produtos alimentares, que apresentaram crescimento de 4,08%. Os itens in natura lideraram as variações, com destaque para a cenoura (36,75%), cebola (32,65%), repolho (32,05%) e tomate (30,36%). O leite também teve aumento expressivo, de 20,70%, acumulando sucessivas altas ao longo do ano. Por outro lado, alguns produtos registraram queda de preços, contribuindo para amenizar parcialmente o impacto. É o caso do arroz (-13,05%), batata-doce (-19,37%) e alho (-24,08%). A redução no preço do arroz, por exemplo, está associada à elevada oferta no mercado, mesmo diante de perspectivas de menor produção futura. Já os serviços tarifados, que incluem água, energia elétrica e gás de cozinha, tiveram aumento de 1,04%, com destaque para o gás, que subiu 4,9%. Na comparação com abril de 2025, o valor do cesto básico apresenta leve recuo de 0,67%, indicando que, apesar da alta recente, o custo ainda se mantém próximo ao observado no mesmo período do ano anterior. Cesta básica também sobe A cesta básica, que reúne 13 produtos essenciais, também registrou aumento em abril. O custo passou de R$593,93 em março para R$628,31, representando alta de 5,8% e um acréscimo de R$34,38. O levantamento foi realizado pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, em parceria com o Observatório Pollen. Acesse o Boletim de Abril/2026 aqui
CHAPE FUTSAL PERDE INVENCIBILIDADE PARA O BICAMPEÃO JARAGUÁ FORA DE CASA

Verdão das Quadras sai na frente, mas sofre virada e já mira próximo desafio diante da torcida em Chapecó A invencibilidade da Chape Futsal Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unochapecó na Série Ouro do Campeonato Catarinense chegou ao fim — e diante de um gigante. Jogando fora de casa, na noite de ontem sexta-feira (17), o Verdão das Quadras foi superado pelo Jaraguá, atual bicampeão da Liga Nacional, por 3 a 1, em um duelo intenso na Arena Jaraguá. Mesmo enfrentando um dos times mais fortes do país, a equipe de Chapecó mostrou personalidade e fez um grande primeiro tempo. Bem organizada na defesa e perigosa nos contra-ataques, a Chape abriu o placar aos 8 minutos. Ximba roubou a bola, puxou o contra-ataque e serviu Tutu, que finalizou com precisão para fazer 1 a 0. Fotos: @rogersilva_fotografia/@achapefutsal Quando o intervalo parecia garantido com a vantagem, o balde de água fria veio nos segundos finais: Pedrinho apareceu bem e deixou tudo igual para o Jaraguá. Na segunda etapa, o jogo seguiu equilibrado, com a Chapecoense lutando muito em quadra. Porém, aos 6 minutos, Gui Uesler acertou um chute no ângulo após assistência do goleiro Nicolas e virou o placar para os donos da casa. Buscando a reação, o técnico Leonardo Schroeder apostou no goleiro-linha nos minutos finais. A estratégia aumentou a pressão ofensiva, mas acabou deixando espaços. E foi assim que, já perto do fim, Tatinho marcou o terceiro e decretou a vitória do Jaraguá: 3 a 1. Apesar do resultado, a campanha segue positiva. Com sete pontos em quatro jogos, a Chape Futsal Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unochapecó ocupa a vice-liderança da Série Ouro e segue firme na briga pela classificação. Agora, o foco é diante da torcida. O próximo compromisso será no dia 9 de maio, às 19h30, contra o Blumenau, no Ginásio Plínio Arlindo De Nes (SER Aurora), em Chapecó. A expectativa é de casa cheia para empurrar o Verdão das Quadras em busca da recuperação.
HOMEM SOBREVIVE APÓS DESPENCAR DE 20 METROS EM PEDREIRA

Resgate em área de difícil acesso mobilizou bombeiros e SAMU Um homem sobreviveu após cair de uma altura de aproximadamente 15 a 20 metros em uma pedreira no perímetro urbano de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. O acidente foi registrado na manhã deste sábado (18), por volta das 08h32. Equipes do 14º Batalhão de Bombeiros Militar, com atuação em Xanxerê, foram acionadas até a Pedreira do Westrich e contaram com o apoio do SAMU para o atendimento da ocorrência. O local, considerado de difícil acesso, exigiu uma operação cuidadosa de resgate. Fotos: 14ºBBM/SC – OBM Xanxerê/SC Ao chegarem, os socorristas encontraram a vítima consciente, porém com dores intensas, caída em posição lateral. Durante a avaliação, foram identificadas suspeita de fratura no membro inferior direito, possíveis lesões nas costelas e diversas escoriações pelo corpo. A vítima foi imobilizada conforme os protocolos de atendimento a trauma, com estabilização completa e restrição de movimentos em maca rígida. Na sequência, as equipes utilizaram técnicas específicas para realizar a retirada segura do homem da área da pedreira. Após o resgate, ele foi encaminhado ao hospital de referência, onde permanece sob cuidados médicos. As circunstâncias da queda não foram informadas.
SOL E TARDES QUENTES MARCAM O FIM DE SEMANA E O FERIADO DE TIRADENTES EM SANTA CATARINA

Manhãs começam mais frias, mas temperaturas sobem ao longo do dia; instabilidades retornam na terça-feira, 21, em alguma regiões do estado – Foto: Eduardo Valente / GOVSC O fim de semana prolongado do feriado de Tiradentes será marcado por tempo firme em Santa Catarina. As manhãs começam com temperaturas amenas, mas a presença do sol favorece a rápida elevação, com máximas que podem chegar a 33°C em algumas regiões do estado. A aproximação de uma frente fria, na terça-feira, 21, começa a provocar mudanças nas condições do tempo. Apesar da manhã estável, entre a tarde e a noite desta sexta-feira, 17, há uma pequena chance de temporais isolados entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Norte do estado. Os eventos devem atingir poucos municípios, mas podem ocorrer com forte intensidade, acompanhados de rajadas de vento e eventual queda de granizo. Entre sábado, 18, e segunda-feira, 20, uma massa de ar seco predomina sobre o estado, reduzindo a formação de nuvens e inibindo a ocorrência de chuva. Com isso, o sol aparece na maior parte do feriadão. A partir de terça-feira, 21, entretanto, a aproximação de uma frente fria começa a provocar mudanças nas condições do tempo. O aumento de nebulosidade ocorre primeiro no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, o tempo segue estável. Já na quarta-feira, 22, a instabilidade se espalha por todo o estado, trazendo condições para chuva. De manhã fria à tarde quente: entenda a amplitude térmica A combinação de tempo estável e ar seco favorece grande variação de temperatura entre a madrugada e a tarde, fenômeno conhecido como amplitude térmica. Isso ocorre porque, com o predomínio de céu limpo, há maior perda de calor durante a noite, fazendo com que as temperaturas caiam rapidamente e tragam sensação de frio no amanhecer. Já ao longo da manhã e da tarde, o sol favorece a elevação rápida das temperaturas, trazendo sensação de calor. Quando há maior presença de nuvens, essa variação tende a ser menor, já que a nebulosidade atua como reguladora, diminuindo tanto o resfriamento noturno quanto o aquecimento durante o dia. Nos próximos dias, as temperaturas mínimas no amanhecer ficam mais baixas no Planalto Sul e no Meio-Oeste, com valores entre 7°C e 11°C. No Litoral e áreas próximas, variam entre 14°C e 16°C. À tarde, as temperaturas sobem rapidamente, com máximas entre 28°C e 33°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral. Nas regiões de maior altitude, como o Planalto Sul, os termômetros variam entre 25°C e 27°C. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos, já que as condições podem sofrer mudanças ao longo da semana.
COLISÃO ENTRE TRÊS VEÍCULOS DEIXA CINCO FERIDOS NA SC-480

Acidente mobilizou bombeiros, SAMU e atendimento aeromédico Na manhã deste sábado (18), equipes do Corpo de Bombeiros Militar foram acionadas para atender uma ocorrência de trânsito na SC-480, nas proximidades do distrito de Marechal Bormann, em Chapecó, no Oeste catarinense. O acidente envolveu três veículos de passeio e deixou cinco pessoas feridas. Entre as vítimas, uma mulher de 48 anos apresentava estado mais grave, com agitação, múltiplos ferimentos e sinais de trauma abdominal e em membro inferior esquerdo. Ela foi resgatada do interior do veículo, imobilizada e estabilizada ainda no local pelas equipes do SAMU aeromédico, Unidade de Suporte Avançado (USA) e bombeiros, sendo posteriormente encaminhada ao Hospital Regional do Oeste (HRO). As demais vítimas, com ferimentos leves, foram avaliadas ainda no local e conduzidas ao hospital por equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU para avaliação médica. A ocorrência também contou com o apoio da Polícia Militar, que realizou o controle do trânsito, interrompido nos dois sentidos durante o atendimento. A Polícia Militar Rodoviária Estadual foi acionada para realizar os levantamentos necessários. As causas do acidente deverão ser apontadas por meio de laudo técnico. Foto: Amauri Sales/Rádio Chapecó
CASA É ATINGIDA POR INCÊNDIO NA MADRUGADA EM MARAVILHA

Imóvel desocupado teve parte destruída pelo fogo; não houve vítimas O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu, na madrugada de sábado (18), por volta das 01h48, uma ocorrência de incêndio em uma residência no bairro Bela Vista, em Maravilha. As guarnições foram acionadas e se deslocaram com as viaturas ABTR-211 e AT-53. Ainda durante o trajeto, os bombeiros receberam a informação de que as chamas apresentavam risco de propagação para imóveis vizinhos, incluindo uma casa localizada aos fundos do terreno. No local, foi constatado que se tratava de uma residência mista, desocupada. A parte posterior da edificação, construída em madeira, já estava completamente tomada pelo fogo. Imediatamente, as equipes iniciaram o combate às chamas e o trabalho de proteção das edificações próximas. A ação rápida permitiu preservar a parte em alvenaria do imóvel atingido e evitar que o incêndio se alastrasse para outras residências. Uma casa nos fundos do terreno sofreu apenas danos parciais no forro de PVC devido ao calor. Ao todo, foram utilizados cerca de 8 mil litros de água para o combate e o rescaldo. Após a extinção do incêndio, a área foi isolada para a realização de perícia que irá apontar as causas do fogo. A ocorrência contou ainda com o apoio da Polícia Militar e de uma guarnição de bombeiros de um município vizinho. Não houve registro de vítimas. Foto: Divulgação/CBMSC
TIROS ASSUSTAM MORADORES NO BAIRRO ELDORADO

Homem é conduzido após disparos para o alto Uma ocorrência de disparo de arma de fogo mobilizou a Polícia Militar na região do bairro Eldorado. O caso foi registrado na noite de sexta-feira (17), após moradores relatarem terem ouvido tiros e o choro de crianças nas proximidades, gerando apreensão entre vizinhos. Ao chegar no local, os policiais constataram a veracidade da denúncia. No pátio de uma residência, foram encontrados cartuchos deflagrados espalhados pelo chão, indicando que disparos haviam sido realizados recentemente. Em contato com o suspeito, de 39 anos, ele relatou aos policiais que está passando por um processo de separação e faz uso de medicação controlada. Segundo o próprio relato, na ocasião ele também havia ingerido bebida alcoólica, o que teria contribuído para que efetuasse disparos de arma de fogo para o alto. Durante a averiguação, os policiais localizaram a arma utilizada, sendo uma pistola calibre 9mm, acompanhada de três carregadores. Além disso, foram apreendidos 25 cartuchos intactos e três já deflagrados. O suspeito apresentou a documentação da arma, que estava devidamente registrada em seu nome. Diante dos fatos, ele foi conduzido à Central de Plantão Policial, juntamente com a arma e as munições apreendidas, para os procedimentos cabíveis. Apesar do susto, ninguém ficou ferido na ocorrência. Foto: Divulgação/PMSC
MAS DE 3 KG DE DROGAS SÃO APREENDIDOS EM CHAPECÓ

Ação policial resultou na prisão de dois suspeitos Na tarde de sexta-feira (17), por volta das 14h57, uma ocorrência de tráfico de drogas foi registrada na rua João Aurélio Turatti, no bairro Presidente Médici, em Chapecó. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição de motopatrulhamento Tático (ROCAM) realizava rondas quando recebeu informações da comunidade sobre um suspeito, de 24 anos, que estaria se deslocando para realizar a entrega de cocaína a outro suspeito, de 23 anos. Ainda conforme a denúncia, o homem também manteria drogas escondidas em sua residência, onde realizava a comercialização. Diante das informações, os policiais se deslocaram até o endereço indicado, onde visualizaram dois suspeitos. Ao perceber a presença da guarnição, o suspeito de 24 anos tentou esconder um pacote na cueca, sendo abordado em seguida. Durante a revista, foram localizadas 45 porções de cocaína prontas para venda, além de um celular e R$ 200 em dinheiro. No interior da residência, os policiais abordaram o suspeito de 23 anos, que inicialmente negou possuir ilícitos. No entanto, com o apoio do canil, foi localizado um pacote com 22 porções de cocaína, arremessado pela janela do banheiro. O suspeito assumiu a posse da droga e relatou que tentou se desfazer do material ao notar a chegada da polícia. Ainda segundo a PM, o homem indicou o local onde escondia uma quantidade maior de entorpecentes, sendo apreendidos 3,188 quilos de skank e uma balança de precisão, ocultados em uma bolsa sob carenagens de motocicletas. Durante a ocorrência, o suspeito de 23 anos também estava com R$ 19 e dois celulares. Já o suspeito de 24 anos informou aos policiais que possuía mais drogas em sua residência, no bairro Desbravador. Com autorização, a guarnição realizou buscas no local, onde encontrou uma pedra de cocaína de aproximadamente 55 gramas e outra balança de precisão escondidas no quarto. Ao todo, foram apreendidos cerca de 122 gramas de cocaína, 3,188 quilos de skank, duas balanças de precisão, R$ 219 em dinheiro e três aparelhos celulares. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram encaminhados, juntamente com os materiais apreendidos, à Central de Plantão Policial (CPP) para os procedimentos cabíveis. Foto: Divulgação/PMSC